A CIDADANIA ITALIANA PODERÁ SER LIMITADA?
- midiabertozziebrus
- 31 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Uma Proposta de Lei gerou muitas dúvidas nos descendentes de italianos em relação às regras para o reconhecimento da Cidadania Italiana.

Foi apresentado um projeto de Lei pelo Senado Italiano, impondo alguns requisitos para a transmissão da nacionalidade italiana.
É importante ressaltar que existe apenas um projeto de Lei, que precisará ser levado à apreciação e votação. O projeto foi proposto pelo senador e membro do partido Fratelli d’Itália, Roberto Menia.
Atualmente o reconhecimento à Cidadania Italiana não pressupõe limites de geração quanto a sua transmissibilidade ou exigência da proficiência no idioma italiano para os descendentes.
Contudo, a proposta de Lei sugere alguns requisitos para que haja essa transmissão, como por exemplo a proficiência em italiano no nível intermediário (B1) e a fixação de residência na Itália pelo período de 1 ano para os descendentes até o 3° grau.
Entretanto, a proposta ainda tem contém algumas inconsistências, mas não há garantias de que ela não será aprovada.
De qualquer forma, quem já iniciou o processo de reconhecimento, não será afetado, pois a lei vigora do momento da aprovação para o futuro, não retroagindo ao tempo.
Se você é descendente de italianos e ainda não buscou o seu reconhecimento, não perca tempo!
Quer realizar um orçamento conosco? Entre em contato com a nossa equipe!




Comentários