QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA OBTER A CIDADANIA ITALIANA?
- midiabertozziebrus
- 27 de set. de 2023
- 2 min de leitura
O reconhecimento à Cidadania Italiana é um processo emocionante e gratificante para muitos descendentes de italianos ao redor do mundo. No entanto, para que esse sonho se torne realidade, é essencial estar bem preparado e providenciar toda a documentação necessária.
Vamos falar sobre quais são os documentos exigidos para o reconhecimento da Cidadania Italiana, para te ajudar a entender melhor o processo e garantir que o seu processo corra da melhor maneira possível.

Certidões de Nascimento e/ou Batismo
São necessários todos os registros de nascimento desde o Dante Causa (o seu ascendente italiano) até chegar nos requerentes ao reconhecimento da Cidadania.
É essencial solicitar essas certidões em formato Inteiro Teor, ou seja, que constem todas as informações sobre filiação.
Certidões de Casamento e Óbito
Além das certidões de nascimento, é necessário solicitar as certidões de casamento e óbito. Isso inclui os casamentos e óbitos tanto do ascendente italiano quanto dos descendentes até chegar a você. Em alguns casos, o óbito não será necessário.
Certidão Negativa de Naturalização
Além disso, é necessário fazer a emissão da CNN, que é a Certidão Negativa de Naturalização. A CNN é um documento emitido pelo órgão responsável de cada país onde o Dante Causa Italiano viveu após ter saído da Itália. Esse documento atesta que o italiano não adquiriu a cidadania do país de acolhimento.
Documentos Complementares
Em alguns casos, podem ser necessários documentos complementares, mas para isso é necessária uma análise mais profunda e personalizada para cada família.
Conclusão
O reconhecimento da cidadania italiana é um processo que exige dedicação e atenção aos detalhes. A documentação é um dos pilares fundamentais para o sucesso da solicitação.
Em regra os documentos que serão necessários para a Cidadania Italiana são os registros de nascimento, casamento e óbito, todos no formato inteiro teor, desde os do requerente à cidadania italiana, até chegar no seu ascendente mais próximo que nasceu na Itália.
Por exemplo, se o seu bisavô é o italiano nascido na Itália, é preciso fazer a emissão da certidão de nascimento dele lá na Itália, depois a de casamento dele, e de óbito se ele for falecido. Após, emitiremos as certidões da geração seguinte (as do filho do italiano) e assim por diante, até que chegue no requerente (você). E a CNN, que comprova a não naturalização do italiano.
Se você sonha em obter a Cidadania Italiana, comece organizando a documentação necessária e vá em busca das suas raízes e da sua cidadania, que poderá abrir portas para inúmeras oportunidades.
Quer realizar um orçamento conosco? Entre em contato com a nossa equipe!




Comentários