Cidadania Italiana Via Administrativa
- midiabertozziebrus
- 31 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Conheça a via de reconhecimento para Cidadania Italiana mais rápida, fixando residência na Itália durante o processo.

Como funciona a Via Administrativa?
De acordo com a Lei é possível requerer o reconhecimento da Cidadania Italiana diretamente na Itália. Para isso, o principal requisito é que você comprove que está residindo em solo italiano.
Para que esta confirmação da residência seja efetivada é necessário que um policial do Comune, o "Vigile Urbano", vá até sua residência e certifique que você esteja realmente residindo naquele local. Somente após esta confirmação é que você poderá requerer, formalmente, o pedido de reconhecimento da sua Cidadania Italiana.
Quanto dura o reconhecimento pela Via Administrativa?
Todo esse trâmite, desde a confirmação da residência até o efetivo reconhecimento da cidadania, leva em média 3 meses, podendo em alguns casos ter um prazo inferior ou superior a esse.
É altamente recomendável que você fique em solo italiano do início ao fim do seu reconhecimento da Cidadania Italiana. Talvez você já tenha ouvido que isso pode ser contornado, mas o preço caso seja descoberto é a perda do seu direito ao reconhecimento.
Outras vias para o Reconhecimento da Cidadania Italiana
Uma das formas de reconhecimento da Cidadania Italiana, é através das Representações Consulares. No Brasil existem 7 delas, e o pedido deve ser feito diretamente naquela em que representa o Estado de sua residência.
Atualmente é o meio que mais tem demorado para o reconhecimento, ultrapassando, em alguns Consulados, o prazo de 12 anos. É uma via de reconhecimento possível, mas, por conta do prazo destina-se aos requerentes que não têm pressa no reconhecimento.
E para realizar o reconhecimento do Brasil em um período mais rápido de tempo, é possível realizar o processo pela via judicial.
Quer ter mais informações sobre as possiblidades de reconhecer a sua cidadania italiana? Nossa equipe está disponível para ajudá-lo!




Comentários